Aeroportos sem Sala VIP | Keflavík, na Islândia

Eis que você decide fazer uma viagem diferente. Pensa em um destino lindo, algo que se encaixa na sua lista de lugares que você gostaria muito de visitar e que tenha um significado especial.  Moramos em Edimburgo, na Escócia. É Inverno. Além de ser a estação mais fria do ano, ela também é a que te oferece a maior chance de ver a mágica da Aurora Boreal. E se a Islândia fica a 2h30min de voo e você encontra uma tarifa em conta para passar três dias….. não parece tudo perfeito?

A Islândia é belíssima, mas nos trouxe duas leves frustrações. A primeira você já deve imaginar: infelizmente, não é tão fácil assim ver o fenômeno.  A segunda nos pegou de surpresa na volta pra casa: o Aeroporto de Keflavik, principal aeroporto do país localizado na cidade satélite da capital Reykjavík não possui Sala VIP.    É estranho constatar que um local deste porte, que recebe diariamente turistas de todos os cantos do mundo, incluindo grande quantidade de passageiros em conexão da Europa para os Estados Unidos (e vice-versa), não tem um lounge acessível para os programas independentes.

Apesar de incomuns em aeroportos menores no Brasil, os lounges estão presentes na maioria dos aeroportos da Europa ou da América do Norte.  Regiões onde os programas independentes têm forte atuação.   Entenda por programas independentes, aqueles que oferecem acesso aos lounges em aeroportos independente da classe da passagem ou companhia aérea do passageiro.  Entre os mais comuns estão o Priority Pass, o Diners Club Lounges e o LoungeKey.  Sempre falamos desses três.

SAIBA MAIS SOBRE OS PROGRAMAS INDEPENDENTES NESTE ARTIGO.

Keflavík International Airport MinhaSalaVIP - Aeroportos sem Sala VIP | Keflavík, na Islândia
Aeroporto Internacional de Keflavík, na Islandia.

O aeroporto de Keflavík possui excelente estrutura e algumas curiosidades. O local é realmente maravilhoso, limpo, organizado e moderno com internet de alta velocidade gratuita para os passageiros sem limitação de tempo.  Dependendo da escala ou do horário do seu vôo, talvez nem sinta a falta de um lounge.  Mas nesse aeroporto é proibido descansar…

proibido dormir KEF MinhaSalaVIP 225x300 - Aeroportos sem Sala VIP | Keflavík, na IslândiaPelo aeroporto de Keflavík, estão espalhadas diversas placas de “proibido dormir”.  Há relatos de passageiros que procuraram um canto qualquer para descansar, e foram acordados no meio da madrugada pelos seguranças.  As salas específicas para descanso também não existem.  É um aeroporto que te obriga a ficar acordado, mesmo tendo uma escala longa para um vôo intercontinental.  No mínimo estranho.

Porém, nem tudo está perdido.  Existe uma mínima possibilidade de acessar um lounge fantástico.  O Saga Lounge, exclusivo para clientes IcelandAir voando em classe executiva e primeira classe, ou cias parceiras.  Isso significa em torno de 2% dos viajantes que passam diariamente pelo aeroporto.  Se você se encaixa nesse perfil, as informações estão abaixo.

 

SAGA LOUNGE

Quando vimos a indicação desse espaço, fomos ler atentamente, já que poderíamos ter entendido errado. Mas não. Em Keflavik, apenas clientes da Icelandair, Lufthansa, Alaska Airlines e Delta, podem acessar esse lounge, inaugurado em maio de 2017.  Estávamos voando pela Wow, a companhia aérea low-cost do país.

Esses são os passageiros que podem acessar o Saga Lounge:

  • Passageiros Icelandair Saga Class
  • Passageiros Icelandair Economy Comfort
  • Passageiros Icelandair Elite
  • Passageiros Icelandair com qualquer bilhete e status  MVP Gold na Alaska Airlines
  • Passageiros Icelandair com qualquer bilhete e status  MVP Gold 75K na Alaska Airlines
  • Passageiros Lufthansa com status Senator
  • Passageiros da Business Class da Lufthansa
  • Passageiros Delta One

O lounge, com mais de 1000m2 fica no último andar do aeroporto, entre os portões A e C. Se você vai fazer um voo internacional, certamente vai passar na frente da porta e não será difícil visualizá-lo.

KEF SagaLounge MinhaSalaVIP 1024x692 - Aeroportos sem Sala VIP | Keflavík, na Islândia
Mapa do Saga Lounge, disponível no site da IcelandAir.

Quem sabe em uma próxima oportunidade não transformamos nossas leves frustrações em conquistas? Não seria nada mal ver a aurora boreal e de quebra, esperar em um espaço confortável até a hora do embarque! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *