Airside ou Landside? Dicas para localizar o lounge em qualquer aeroporto

É sempre importante que você mapeie os lounges de aeroporto antes de sua viagem. Afinal, você saberá com antecedência quais aeroportos vai utilizar, seja para embarque, desembarque ou escala.  Utilizando os sites ou aplicativos dos principais buscadores de salas VIP, você sempre vai encontrar uma dessas informações que dizem muito sobre cada sala: LANDSIDE ou AIRSIDE.

LANDSIDE

A tradução literal não diz muito, mas o termo serve para designar qualquer espaço antes dos checkpoints de segurança.  Ou seja, você encontrará os lounges que estão landside, antes de passar pela inspeção de Raio-X.

AIRSIDE

Exatamente o contrário do item anterior, airside significa do lado de dentro da área segura.  Ou seja, você encontrará os lounges airside após a inspeção de Raio-X.

 

MAS POR QUE É IMPORTANTE SABER ESSES TERMOS?

Por que se você estiver em conexão, principalmente internacional, e a sala for landside, você precisará fazer imigração no país.  O processo de imigração pode levar tempo e pode custar um bom dinheiro, caso você precise emitir um visto para aquele país.

Por exemplo: A sala associada DinersClub no aeroporto Tocumen (PTY) , na cidade do Panamá.  Esse aeroporto é muito utilizado por brasileiros voando pela Copa Airlines, com destino para a América Central e principalmente Estados Unidos.  As agências de turismo insistem em vender vôos com escala no Panamá prometendo um aeroporto excelente, com muitas lojas.  Na minha opinião, só vende um excelente aeroporto quem nunca esteve lá.  O aeroporto é velho e os produtos são caríssimos.  E pra piorar, as longas escalas no Panamá são desconfortáveis para clientes DinersClub, já que a sala Tocumen Royal Saloon fica Landside.  Ou seja, é preciso fazer imigração pra ter acesso.

Por este motivo é muito importante saber antes quais salas você vai utilizar.  Veja no print do DinersClub Lounges onde fica a informação.  O Priority Pass é bem semelhante.

Tocumen MinhaSalaVIP Landside - Airside ou Landside? Dicas para localizar o lounge em qualquer aeroporto
Tocumen Royal Saloon. Print do DinersClub Lounges mostra a sala Landside.

 

Mas é preciso cuidar com erros de localização.  Eventualmente, causados pela própria sala parceira.  O exemplo abaixo mostra a sala Tanzanite Lounge, no aeroporto de Kilimanjaro na Tanzânia.  Chegamos ao aeroporto sabendo que havia uma sala e já havíamos mapeado para utilizar depois do Raio-X.  No entanto, por acaso, descobrimos o lounge no andar superior, sem qualquer placa de sinalização. E a sala ficava Landside mesmo com todos os sites apontando o contrário.

Kilimanjaro MinhaSalaVIP Airside - Airside ou Landside? Dicas para localizar o lounge em qualquer aeroporto
Tanzanite Lounge no aeroporto de Kilimanjaro. Sites mostram a sala como Airside, mas na verdade ela fica Landside

 

Então, qual o segredo?  Pesquisar é o primeiro passo.  Acompanhar os nossos reviews, ou em outros sites especializados.  O LoungeBuddy é um exemplo.  Uma ferramenta colaborativa de avaliação de lounges em aeroportos de todo o mundo.  Se você não encontrou uma avaliação aqui, pode pesquisar por lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *