Airside ou Landside? Dicas para localizar a Sala VIP em qualquer aeroporto

Artigo atualizado em 2024

É sempre importante que você mapeie os lounges de aeroporto antes de sua viagem. Afinal, você saberá com antecedência quais aeroportos vai utilizar, seja para embarque, desembarque ou escala.  Utilizando os sites ou aplicativos dos principais buscadores de salas VIP, você sempre vai encontrar uma dessas informações que dizem muito sobre cada sala: LANDSIDE ou AIRSIDE.

Mas, afinal, o que significam esses termos?  Traduzidos do Inglês, ao pé da letra, temos Lado Terra (Landside) e Lado Ar (Airside), o que já começa a fazer certo sentido.  Veja abaixo a explicação de cada um deles.

LANDSIDE

O termo serve para designar qualquer espaço antes dos checkpoints de segurança, o lado terra.  Ou seja, você encontrará os lounges que estão landside, antes de passar pela inspeção de Raio-X.  Uma dica para não errar, é lembrar que o lado terra fica mais próximo da rua do aeroporto.

AIRSIDE

Exatamente o contrário do item anterior, airside significa do lado de dentro da área segura.  Ou seja, você encontrará os lounges airside após a inspeção de Raio-X.  Para não errar, lembre-se que o lado ar fica mais próximo dos aviões, que voam pelos ares.

Resumidamente, a separação entre Landside e Airside se dá pelo Raio X. (Foto: Infraero)

 

MAS POR QUE É IMPORTANTE SABER ESSES TERMOS?

Porque se você estiver em conexão, principalmente internacional, e a sala for landside, você precisará fazer imigração no país.  O processo de imigração pode levar tempo e pode custar um bom dinheiro, caso você precise emitir um visto para aquele país.

Por exemplo: A sala associada DinersClub no aeroporto Tocumen (PTY) , na cidade do Panamá.  Esse aeroporto é muito utilizado por brasileiros voando pela Copa Airlines, com destino para a América Central e principalmente Estados Unidos.  Ou seja, é preciso fazer imigração pra ter acesso.

Por este motivo é muito importante saber antes quais salas você vai utilizar.  Veja no print do DinersClub Lounges onde fica a informação.  O Priority Pass é bem semelhante.

Tocumen Royal Saloon. Print do DinersClub Lounges mostra a sala Landside.
Tocumen Royal Saloon. Print do DinersClub Lounges mostra a sala Landside.

 

Mas é preciso cuidar com erros de localização.  Eventualmente, causados pela própria sala parceira.  O exemplo abaixo mostra a sala Tanzanite Lounge, no aeroporto de Kilimanjaro na Tanzânia.  Chegamos ao aeroporto sabendo que havia uma sala e já havíamos mapeado para utilizar depois do Raio-X.  No entanto, por acaso, descobrimos o lounge no andar superior, sem qualquer placa de sinalização. E a sala ficava Landside mesmo com todos os sites apontando o contrário.

Tanzanite Lounge no aeroporto de Kilimanjaro. Sites mostram a sala como Airside, mas na verdade ela fica Landside
Tanzanite Lounge no aeroporto de Kilimanjaro. Sites mostram a sala como Airside, mas na verdade ela fica Landside

E no Brasil?

Temos casos bem interessantes dessa separação também nos nossos aeroportos brasileiros.  No aeroporto de Guarulhos (Clique para conhecer o guia completo de todas as salas do aeroporto), duas salas ficam na área Landside: O Plaza Premium Lounge (Antigo VillaGru) e o Urban Lounge & Cowork .

Urban CoWork no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo
Urban CoWork no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo

Em Curitiba, o Break Travel Lounge também fica no lado Landside, enquanto as demais salas ficam para o lado ar, após o Raio-X.

O mesmo acontece em outros aeroportos como o Galeão, no Rio de Janeiro.  A dica é sempre ficar de olho no seu aplicativo do programa de acessos.

 

Então, qual o segredo?

Pesquisar é o primeiro passo.  Acompanhar os nossos reviews, ou em outros sites especializados.  O LoungeBuddy é um exemplo.  Uma ferramenta colaborativa de avaliação de lounges em aeroportos de todo o mundo.  Se você não encontrou uma avaliação aqui, pode pesquisar por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *