AMEX | Me livrei do Bradesco. Tudo sobre meu novo Platinum Card


Quem acompanha o Blog desde o seu nascimento em 2017 sabe que passamos por diversas situações chatas com o Bradesco além da perda dos benefícios do American Express The Platinum Card.  O banco conseguiu transformar o melhor cartão do Brasil em um cartão qualquer com anuidade incompatível com o que oferece.

AMEX Cortado MinhaSalaVIP - AMEX | Me livrei do Bradesco. Tudo sobre meu novo Platinum Card

Em meados de 2018, publiquei este post explicando em detalhes os motivos pelos quais eu havia cancelado meu American Express do Bradesco.  Na verdade, escrevendo hoje este post posso dizer que eu não cancelei… mas me livrei de um cartão que só me trazia dores de cabeça.    O problema era que eu queria manter um cartão American Express na carteira, afinal, a bandeira independente do banco brasileiro oferece boas opções de lounges nos Estados Unidos, por onde passo com certa frequência.

TENTATIVA NOS EUA

Tentei por diversas vezes os tutoriais para conseguir o American Express nos Estados Unidos.  Todas as vezes fui declinado por não ter um SSN (Social Security Number), o equivalente ao CPF nos EUA.  Apesar dos tutoriais afirmarem que este documento não é necessário, todas as minhas tentativas foram em vão, até que desisti.

AMEX UK

Moramos há pouco tempo em Edinburgh, na Escócia.  Aqui, para conseguir um cartão de crédito simples e sem muitos benefícios é bem difícil.  Tudo depende de um ‘credit score’, que precisa ser construído com o tempo.  Como o meu ‘score’ ainda era zero, fui em busca de alternativas para criar um histórico de crédito, para assim aplicar para o meu TPC inglês.  O processo começou em Janeiro/2017 quando passei a seguir alguns tutoriais para melhora do crédito no país. (Se alguém precisar de dicas, basta solicitar nos comentários.  Vale lembrar que é preciso ser residente legal no país, com qualquer tipo de visto de trabalho ou permanência).

Em agosto, quando acreditava que já possuía um crédito razoável, fiz a minha primeira tentativa online.  De imediato, o site mostrou uma mensagem de que era necessário esperar uma checagem manual dos meus dados.  Sem qualquer aviso, recebi meu cartão em menos de uma semana com a salgada anuidade de £450 (R$ 2.600,00 na época) já pendentes para pagamento à vista na primeira fatura.  Considerando que eu estava realmente de saco cheio do Bradesco, paguei para ver.  Imediatamente também solicitei um cartão extra para minha esposa, que é gratuito.  Ainda tenho direito a mais 2 cartões na versão Gold caso queira solicitar.  Ambos gratuitos.

KIT BOAS VINDAS E BENEFÍCIOS

AMEX Kit MinhaSalaVIP - AMEX | Me livrei do Bradesco. Tudo sobre meu novo Platinum Card

O cartão não é de metal como o americano.  É um plástico comum, igual ao brasileiro.  Mas ele vem em um estojo bacana que resume todos os benefícios incluindo seguros, adesão automática com status máximo nos programas dos hotéis Hilton, Shangri-La Golden, Starwood e Melia. Status máximo também na Hertz e Avis Rent a Car. Um seguro com coberturas bem mais altas que a versão brasileira e, o mais importante de tudo, filiação ao melhor plano Priority Pass gratuitamente com acesso ilimitado a mais de 1.200 lounges no mundo todo.

A American Express também me mandou alguns tags para malas que usarei pouco. Não acho uma boa ideia ter uma tag de um cartão premium na mala, principalmente se a viagem tiver Miami, Guarulhos ou Galeão como escala.

PRIORITY PASS

AMEX PP MinhaSalaVIP - AMEX | Me livrei do Bradesco. Tudo sobre meu novo Platinum Card

Meu cartão Priority Pass chegou alguns dias depois pelo correio.  Um para mim, e outro para minha esposa que também tem um The Platinum Card dentro do mesmo pacote como dito acima.  O plano de cada um é o Prestige, que custa £339 por usuário e vem totalmente gratuito como benefício do cartão.

MEU VEREDITO

O cartão não custa barato. Estou tentando ao máximo concentrar todas as minhas despesas nele para tentar uma possível negociação no vencimento da próxima anuidade.  Não tenho muita esperança já que aqui esse não é um procedimento muito comum.

As bandeiras Visa e Master ainda dominam o mercado. Em alguns lugares devido às altas taxas cobradas pela American Express dos lojistas, eles não aceitam a bandeira.  Então, ter um Amex significa carregar sempre um Visa ou Master Card de backup na carteira.

O acúmulo de pontos é 1 Membership Rewards para cada Libra gasta.  Ainda não acumulei muitos pontos para entender onde poderei trocá-los.  No Brasil, costumava a mandar meus pontos para o Smiles (sempre que havia um bom bônus promocional).  Aqui esses bônus são raríssimos.  Como os pontos nunca expiram, não estou preocupado.

Além das salas parceiras do Priority Pass, a American Express possui um programa bacana de parcerias com lounges.  Diferente dos cartões emitidos pelo Bradesco no Brasil, o Amex UK dá acesso às salas Plaza Premium do mundo todo (incluindo Rio de Janeiro).  O restante das salas da rede Centurion, Airspace e Delta Sky Clubs também são acessadas pelo cartão brasileiro.

Estou bem satisfeito. Com os poucos benefícios que já utilizei e planejo utilizar antes dos primeiros 12 meses, acredito que fiz valer muito mais do que anuidade, o que me deixa mais tranquilo.  Eventualmente recebo promoções de cashbacks em diversas lojas, restaurantes e postos de gasolina que costumo utilizar.  Com isso, também vou abatendo mais um pouco. E no fim, tenho um cartão com muitos benefícios que antes eu não tinha.  Vai ser difícil trocar meu Amex por outro cartão preferido.

APROVEITANDO

Já que você leu este post até o final, aproveita e dá uma passada no nosso Guia Completo de Salas VIP do cartão American Express The Platinum Card emitido pelo Bradesco. Atualizamos ele no dia 14 de Janeiro de 2019.

12 Replies to “AMEX | Me livrei do Bradesco. Tudo sobre meu novo Platinum Card”

  1. Eu fui cliente AMEX por vinte anos. Quando o bradesco adquiriu tudo o que a empresa fez foi destruiur o historico do cartão e caudar problemas. Pela primeria vez na vida tive que acionar uma empresa na justiça. Recebi 18 mil de indenizacao por cobranca indevida e negativacao no serasa.

  2. Boa noite!
    Tenho um American Platinum desde 1993. Estou Extremamente insatisfeita com essa administração do Bradesco. Descobri hoje que eles acabaram com a parceria com a Delta Airlines para transferência de milhas.
    Gostei da sua ideia de um American Platinum internacional. Tenho nacionalidade portuguesa, mas não moro lá. Você tem alguma dica pra me dar?
    Muito obrigada!

    1. Olá Lourdes,
      Infelizmente somente a cidadania não é suficiente. É preciso comprovar endereço e possuir histórico de crédito no país.

  3. Boa tarde!
    Pode passar as dicas de como construiu o score no UK?
    A partir da abertura da conta no banco…
    Eu fiz isso nos EUA e já tenho Amex de lá, mas ainda não o TPC.
    Obrigado

    1. Se você já tem endereço estabelecido no UK e ainda não tem crédito, sugiro buscar por cartões de crédito específicos para construção de crédito. Eu solicitei um cartão AQUA. O segredo é sempre utilizar 99% do limite, e pagar sempre em dia. Meu limite começou em 300 libras e subia a cada pagamento em dia. 10 meses depois, pagando sempre em dia, eu já tinha score para pedir um Amex TPC e meu limite já tinha passado dos 2.000 GBP. Tem que ter paciência.

  4. Como faço para pedir o cartão do Priority Pass ? Tenho o cartão do Amex pelo banco do Bradesco, mas gostaria de ter acesso ao cartão do Priority Pass.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *