BRASIL | Saiu a pesquisa dos melhores aeroportos do país

Foi divulgado nesta quarta-feira (25/abr/2018) o Relatório do Desempenho Operacional dos Aeroportos no 1º trimestre de 2018, uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional da Aviação Civil que reúne avaliações dos passageiros em 20 aeroportos.

O relatório aponta os melhores e piores aeroportos brasileiros, além dos principais pontos positivos de cada um e das maiores reclamações dos passageiros a respeito dos serviços prestados.

Apesar de, teoricamente, servir de base para que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil faça melhorias em nossos aeroportos, a pesquisa raramente mostra algo novo ou extraordinário.

OS MELHORES

Pesquisa Aviacao Viracopos MinhaSalaVIP - BRASIL | Saiu a pesquisa dos melhores aeroportos do país
VCP | Viracopos lidera a pesquisa dos melhores aeroportos do Brasil ao lado de Curitiba

Entre os aeroportos melhor avaliados, estão Campinas e Curitiba, com o Aeroporto de Confins em Belo Horizonte na terceira colocação.  Entre os piores, estão Vitória e Florianópolis, com avaliações que podem ser consideradas péssimas do ponto de vista da satisfação do viajante com notas abaixo de 4, média mínima estabelecida pelo Governo Federal.

Pesquisa Aviacao FLoripa MinhaSalaVIP - BRASIL | Saiu a pesquisa dos melhores aeroportos do país
Floripa Airport considerado um dos piores do Brasil segundo a pesquisa.

Vale lembrar que o Aeroporto de Vitória teve sua reforma inaugurada no fim de Março, e a pesquisa compila dados a partir de Janeiro.  Já Florianópolis, teve sua administração terceirizada no último leilão de aeroportos brasileiros. A nova administradora, Zurich, assumiu a operação em janeiro com a promessa de construir um novíssimo aeroporto no mesmo terreno do atual.

RECLAMAÇÕES

A pesquisa também apontou o que precisa melhorar em cada aeroporto.  De uma forma geral, aponta-se para o custo-benefício das lanchonetes e restaurantes como a principal reclamação do consumidor, seguido por custo de estacionamento e custo dos produtos comerciais.

CONCLUSÃO

Como disse acima, a pesquisa não mostrou nenhuma novidade.  Esperamos que os aeroportos que ocupam as últimas posições na avaliação dos passageiros realmente melhorem a partir da reforma de Vitória e da nova administração em Florianópolis.

A respeito do preço da alimentação nos aeroportos, é algo que a meu ver pouco mudará nos próximos anos, pois tornou-se cultural cobrar mais caro nesses lugares.  Porém, a saída se dá com a boa e velha sala VIP que pode não ter uma exorbitância de comida, mas já nos deixa livre da exploração das lanchonetes e restaurantes, e têm o conforto que falta nos terminais.

E aí, já leu nosso guia com dicas para ter direito a Sala VIP em qualquer aeroporto do mundo?

Leia também: Guia das salas parceiras do Priority Pass em aeroportos brasileiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *