BRASIL | Saiu a pesquisa dos melhores aeroportos do país

Foi divulgado nesta quarta-feira (25/abr/2018) o Relatório do Desempenho Operacional dos Aeroportos no 1º trimestre de 2018, uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional da Aviação Civil que reúne avaliações dos passageiros em 20 aeroportos.

O relatório aponta os melhores e piores aeroportos brasileiros, além dos principais pontos positivos de cada um e das maiores reclamações dos passageiros a respeito dos serviços prestados.

Apesar de, teoricamente, servir de base para que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil faça melhorias em nossos aeroportos, a pesquisa raramente mostra algo novo ou extraordinário.

OS MELHORES

Aeroporto de Viracopos em Campinas
VCP | Viracopos lidera a pesquisa dos melhores aeroportos do Brasil ao lado de Curitiba

Entre os aeroportos melhor avaliados, estão Campinas e Curitiba, com o Aeroporto de Confins em Belo Horizonte na terceira colocação.  Entre os piores, estão Vitória e Florianópolis, com avaliações que podem ser consideradas péssimas do ponto de vista da satisfação do viajante com notas abaixo de 4, média mínima estabelecida pelo Governo Federal.

Floripa Airport
Floripa Airport considerado um dos piores do Brasil segundo a pesquisa.

Vale lembrar que o Aeroporto de Vitória teve sua reforma inaugurada no fim de Março, e a pesquisa compila dados a partir de Janeiro.  Já Florianópolis, teve sua administração terceirizada no último leilão de aeroportos brasileiros. A nova administradora, Zurich, assumiu a operação em janeiro com a promessa de construir um novíssimo aeroporto no mesmo terreno do atual.

RECLAMAÇÕES

A pesquisa também apontou o que precisa melhorar em cada aeroporto.  De uma forma geral, aponta-se para o custo-benefício das lanchonetes e restaurantes como a principal reclamação do consumidor, seguido por custo de estacionamento e custo dos produtos comerciais.

CONCLUSÃO

Como disse acima, a pesquisa não mostrou nenhuma novidade.  Esperamos que os aeroportos que ocupam as últimas posições na avaliação dos passageiros realmente melhorem a partir da reforma de Vitória e da nova administração em Florianópolis.

A respeito do preço da alimentação nos aeroportos, é algo que a meu ver pouco mudará nos próximos anos, pois tornou-se cultural cobrar mais caro nesses lugares.  Porém, a saída se dá com a boa e velha sala VIP que pode não ter uma exorbitância de comida, mas já nos deixa livre da exploração das lanchonetes e restaurantes, e têm o conforto que falta nos terminais.

E aí, já leu nosso guia com dicas para ter direito a Sala VIP em qualquer aeroporto do mundo?

Leia também: Guia das salas parceiras do Priority Pass em aeroportos brasileiros.

 

Vai viajar? Não esqueça o Seguro-Viagem

O MinhaSalaVIP é parceiro da Coris Seguros.  Na Coris você encontra seguro viagem com coberturas específicas para as suas férias, viagem de negócios, intercâmbio ou qualquer outro tipo! Escolha seu destino, faça a cotação do seu seguro viagem e vamos juntos.

Clique aqui para as melhores opções em Seguro-Viagem do mercado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *