ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport

Um dos nossos primeiros posts aqui no Blog tratava do aeroporto de Luanda, na Angola, que parecia uma rodoviária.  E se falarmos que em Zanzibar a situação é ainda pior?

A foto abaixo mostra a área de checkin do aeroporto Abeid Amani Karume International, o único na paradisíaca ilha que fica no litoral da Tanzânia.

P 20171222 154039 vHDR Auto 1 1024x576 - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Área de Checkin do Aeroporto Internacional de Zanzibar. Nem parece um aeroporto.

Talvez essa seja uma daquelas situações em que ter acesso a um lounge no aeroporto se faz extremamente necessária.  Como você pode ver acima, a estrutura do aeroporto de Zanzibar não é das melhores, e o único lounge de embarque também não possui muitas qualidades.

Encontrá-lo é o primeiro problema. É uma porta pequena, depois do último Raio-X, no lado esquerdo.  Ele fica no único saguão de embarque, que mistura passageiros domésticos e internacionais.  Basta subir as escadas estreitas e ele estará do lado esquerdo.

P 20171222 164334 vHDR Auto 576x1024 - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Entrada do Lounge. Passe o Raio-X e vire a esquerda. Você precisará subir uma escada estreita.

Uma área pequena e estreita, com alguns sofás já surrados pelo tempo.  A Dhow Lounge é também a sala utilizada pelos passageiros da Ethiopian e Turkish Airlines.  Nessa sala você pode esperar encontrar alguns refrigeirantes (ou água) gelados, revistas e jornais, uma televisão ligada em algum canal de notícias em inglês, uma cadeira de massagem (são comuns nos lounges da Tanzânia), e alguns petiscos quentes e frios nada atraentes.

Apesar de ter vista pra pista, quando visitamos as cortinas estavam todas fechadas, talvez porque o ar condicionado não estava dando conta do calor no ambiente e o sol lá fora estava insuportável.  Havia alguns funcionários no balcão do bar, mas em nenhum momento foram gentis para tentar oferecer algo aos poucos passageiros que ali estavam.

P 20171222 161118 1024x576 - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
O buffet do Dhow Lounge Zanzibar não era nada convidativo

É importante dizer que da sala, no segundo andar, não é possível escutar os anúncios de voo que acontecem nos portões no andar de baixo.  Há, no entanto, a boa vontade do recepcionista, que desce e sobe as escadas a cada voo, para avisar os passageiros que o embarque se aproxima.  Não existem Displays com horários em qualquer lugar do aeroporto.

 

BANHEIROS

A sala é bem pequena e não possui banheiros.  Eles estão localizados no mesmo andar, mas na parte externa.  Teoricamente, são banheiros para qualquer passageiro, mas como não há qualquer sinalização, acabam sendo utilizados em sua maioria por clientes do lounge.

 

AVALIAÇÃO

O Dhow Lounge é um mal necessário.  No fim, esperar sentado em um sofá velho com ar condicionado ainda é melhor do que esperar no calor do portão de embarque, em bancos de ferro, com o aeroporto lotado.  Não espere muito dos petiscos, mas ainda dá para aproveitar uma coca-cola bem gelada para fugir do calor.   A cadeira de massagem automática até vale a pena se você tiver 15 minutos para sentar e relaxar.

Conforto 2 0star - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Alimentação 1 0star - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Bebidas 2 0star - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Display Vôos  Não disponível
Localização 2 0star - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Banheiros  Não disponível
Chuveiros  Não disponível

Data da visita: 22 Dez 2017

P 20171222 160651 1024x576 - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Vista geral do Dhow Lounge Zanzibar. Vista da pista bloqueada pelas cortinas fechadas.

COMO ACESSAR

A sala pode ser acessada por clientes DinersClub Lounges, Priority Pass e LoungeKey.  Nós utilizamos o DinersClub, que dá acesso gratuito a mais de 700 salas em todo o mundo.  Para essa sala não é possível comprar acesso.

Descritivo do Lounge no Priority Pass
Descritivo do Lounge no DinersClub Lounges
Descritivo do Lounge no LoungeKey (MasterCard Experiences)

Atenção: Apesar de todos os sites anunciarem que a sala é para uso exclusivo de passageiros em voos internacionais, ela pode ser facilmente acessada por quem está em voo doméstico.  Isso porque o portão de embarque é o mesmo para todos.  Nós acessamos a sala tranquilamente antes do embarque para Dar Es Salaam, um voo doméstico de 20 minutos.

 

CURIOSIDADE

O aeroporto de Zanzibar possui um lounge de desembarque, Paradise Arrival Business Lounge.  Quando chegamos na ilha, havia um rapaz segurando uma placa com as marcas da DinersClub Lounges e Priority Pass, convidando para o Lounge.  Como estávamos ansiosos e cansados depois de muitas horas de viagem, não lembrei de tirar foto da situação inusitada.  E também não entramos no lounge porque nosso transfer já estava nos aguardando.

Pelo que me informei, quem chega em voos longos, com aeronaves maiores, pode utilizar o lounge para cortar a fila da imigração, já que os clientes do lounge de chegada possuem fast track.  Nós chegamos a partir de Dar Es Salaam, em um avião com pouco mais de 20 passageiros…  No fim das contas, a sala de entrada não era pra gente mesmo, pois pra voo doméstico o processo é bem rápido.

P 20171222 162517 vHDR Auto 576x1024 - ZNZ | Dhow Lounge Zanzibar International Airport
Um aquário (quebrado) faz parte da decoração da sala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *