GRU | Brasil volta a contar com um lounge American Express

Já havíamos publicado aqui que os portadores de cartões American Express The Platinum Card poderiam utilizar um novo parceiro no Aeroporto de Guarulhos.   Desde dezembro de 2018, o Executive Lounge passou a ser parceiro da bandeira.

GRU AmexExec 001 - GRU | Brasil volta a contar com um lounge American Express

No fim de janeiro, por meio de uma nota oficial, a American Express Brasil comunicou que o lounge passou a chamar-se American Express Lounge, fazendo parte da seleta rede de luxuosas salas VIP da bandeira espalhadas pelos melhores aeroportos do mundo.  No passado, o mesmo aeroporto já teve uma sala Centurion Club, que ficava fora da área segura, no segundo andar do Terminal 2.

Mas, algumas considerações devem ser feitas.  O lounge em Guarulhos não faz parte da rede Centurion, as salas top de linha da Amex presentes basicamente nos Estados Unidos com uma exceção em Buenos Aires e em breve também em Londres.  Geralmente, salas da American Express são exclusivas para portadores do cartão.  No caso de São Paulo, a sala também aceita clientes Priority Pass, Diners Club Lounges, LoungeKey e Dragon Pass; além de passageiros que pagam pelo acesso.

GRU AmexExec 002 - GRU | Brasil volta a contar com um lounge American Express

Ao que parece, esta é uma ação do Bradesco, administradora da bandeira no Brasil sem muita relação com os planos mundiais da American Express, que publicamos aqui.  O site mundial da American Express Lounges continua mostrando a sala com o antigo nome Executive Lounge, bem como em todos os outros programas de acesso.  Ao contrário de qualquer outro lounge da bandeira no mundo, a sala não conta com qualquer identificação da marca Amex, além daquela instalada na porta de entrada.

Porém, conforme nosso leitor Assolini (sempre por dentro do assunto), o American Express Lounge GRU já está listado no site do American Express como parte da Centurion Collection .  Acredita-se que, em breve, serão realizadas as devidas reformas para que seja dada a identidade Amex ao espaço.

LEIA TAMBÉM:  Centurion Lounge no Aeroporto Ezeiza em Buenos Aires

A sala, que é pequena se comparada as demais localizadas no mesmo terminal, costuma ficar lotada com facilidade.

GRU AmexExec 005 - GRU | Brasil volta a contar com um lounge American Express

O Executive Lounge inicialmente foi um espaço criado pela própria administradora GRU Airport para ser a “sala oficial” do Aeroporto de Guarulhos.  Além do espaço executivo, conta com uma verdadeira Sala VIP ao lado, o First Class Lounge, utilizada apenas por celebridades, diplomatas, reis e presidentes que visitam o Brasil.

REGRAS DE ACESSO

– Sala aberta 24 horas, sete dias por semana.
– Portadores do The Platinum Card têm direito a um acompanhante sem custo.
– Crianças abaixo de 12 anos entram gratuitamente.
– Para aqueles que ainda não possuem seu The Platinum Card, o acesso à Sala VIP poderá ser feito mediante pagamento do valor, por pessoa, de US$50 entre meia-noite e meio-dia e US$70 entre meio-dia e meia-noite, efetuado na própria recepção do lounge no aeroporto.

ALTERNATIVA

Apesar do Executive Lounge agora levar o nome American Express, a melhor alternativa para os clientes Amex ainda é o Star Alliance Lounge que fica ali próximo.  Oferecendo melhor comida, bebida e um espaço muito mais confortável, a sala continua sendo a melhor do aeroporto em nossa opinião.

8 Replies to “GRU | Brasil volta a contar com um lounge American Express”

  1. Permita-me discordar.

    No site da Amex o lounge aparece como “American Express Lounge”: https://thecenturionlounge.com/international/#GRU

    Essa foi uma iniciativa da própria Amex, que segue em seus esforços de melhorar sua rede de lounges, independentemente da inércia do Bradesco, que manteve a parceria com a sala da Star Alliance, com limitação de horário.

    A sala do Executive Lounge sera reformada e terá identificação da Amex por todo lado.

    Agora resta saber se o Bradesco manterá a parceria com a sala da Star…

    1. Assolini sempre por dentro de todos os assuntos. Obrigado mais uma vez pelas correções.
      Na verdade, fomos traídos pelo site global de lounges “parceiros”, onde ainda consta como Executive Lounge. Ao verificar, pude perceber que a base vem do Priority Pass, que ainda mantém o nome antigo (https://global.americanexpress.com/lounge-access/the-platinum-card/GRU). Será ajustado no post.
      Sobre a parceria Bradesco e Star Alliance, falaremos ao longo da semana. As novidades são boas. 🙂

      1. Final de março (Quinta-28) fui usar a sala da Star Alliance e fui informado que poderia utilizá-la apos as 22h, naquele horário, por volta das 19H, deveria usar a sala da Amex que fica quase em frente. A sala da Amex estava lotada, dificil encontrar lugar para sentar e com reposição muito demorada dos itens de alimentação, bebidas e limpeza das mesas quando esvasiavam.

  2. A única restrição que tivemos foi no ano passado em setembro, quando a sala da Star Alliance estava fechada para qualquer usuário, independente da bandeira ( meu caso é Platinum), porque reservaram a sala para os passageiros de um vôo da United que estava a chegar. O problema é que ninguém, nenhum portador dos cartão foi avisado com antecedência, e neste dia eu e meu esposo estávamos no aeroporto para embarcar para Europa e várias pessoas simplesmente foram negada a entrada. Foi um descaso surreal, tentamos falar com várias pessoas dentro do lounge todas pareciam pedra. Ligamos no cartão e depois de vários minutos eles nos davam a mesma resposta que o pessoa do lounge. Foi horroroso. Não dá, não pode, não temos como resolver.

  3. Este Amex Lounge é péssimo. Comida ruim com aspecto de velha fora as poucas opções, ambiente sujo e sem banheiros, estavam em reforma. Horrível.

  4. Antes de mais nada, parabenizar este site pelas informações de altíssima qualidade!!! Gui Deczka, você é dez!!!
    Parece que finalizaram as reformas do AMEX LOUNGE de Guarulhos, dando toda a identidade Amex ao lugar. A inauguração “oficial” foi agora, no fim de julho.
    A pergunta que não quer calar: há a possibilidade real da retirada da STAR ALLIANCE GRU das salas elegíveis ao The Platinum Card após a finalização das reformas da Amex lounge?
    Um forte abraço à todos!
    Felipe Silva

    1. Olá Felipe, falaremos do Amex Lounge durante esta semana. Quanto a saída do Star Alliance Lounge da lista dos parceiros, posso te garantir que não acontecerá. Na verdade a sala não é parceira da American Express… A parceria é com o Bradesco, que oferece aos clientes premium (Amex incluídos) o acesso ao lounge. Também há parceria com o Priority Pass e com isso o restante dos Amex emitidos no mundo inteiro (menos no Brasil) têm acesso por meio da adesão automática e gratuita ao plano ilimitado de acessos do Priority Pass.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *