AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Nós já tínhamos uma viagem marcada pra Amsterdam e faltava ainda comprar os tickets. Como moramos no Reino Unido, é uma viagem de apenas 1 hora com algumas opções de cias aéreas low cost. Entretanto, depois de publicar esta matéria sobre a possibilidade de utilizar os lounges de algumas companhias aéreas com o cartão Diamante da Smiles, não pensamos duas vezes em comprar as passagens pela KLM. No fim das contas o preço foi muito bom pela antecedência e conseguimos conhecer um dos melhores lounges por onde já passamos.

AMS KLMCrown Escada - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Senhoras e senhores, conheçam o magnífico, fantástico e gigantesco KLM Crown Lounge Non-Schengen 52 do Aeroporto de Amsterdam.

KLM CROWN LOUNGE 52 – NON SCHENGEN

A KLM demorou quase dois anos reformando este espaço para receber o novo Lounge que serve os voos de longa distância da companhia para fora da região Schengen. Se você tem um voo para o Brasil, 100% de chances de sair deste terminal. Como o Reino Unido não faz parte da região Schengen, aproveitamos a situação.  Se você não sabe o que é a região Schengen, clique aqui.

AMS KLMCrown Sinalizacao - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

A sala VIP também é conhecida como Lounge 52 devido a numeração que os lounges recebem no Aeroporto de Amsterdam. No ano passado, avaliamos aqui o Aspire Lounge 41. Clique para ler.

AMS KLMCrown OverviewAndares - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

O novo longe foi inaugurado em Dezembro de 2018 e, dizem os funcionários da KLM, que ele ainda não está 100% concluído com alguns ambientes ainda não finalizados. Segundo o vice presidente de experiências da empresa, o novo Crown Lounge foi criado para ser a Sala VIP mais atrativa do mundo.  E nós não podemos discordar dessa afirmação. O espaço é fantástico.

HOLLAND BOULEVARD

Começamos pelo começo: A entrada do lounge. O visual moderno chama a atenção de quem anda pelo terminal do aeroporto.

AMS KLMCrown Entrada - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Não há uma porta ou um balcão de atendimento, mas uma escada rolante (ou elevador) até o primeiro andar onde existem alguns totens eletrônicos. Basta apontar o código de barras de um ticket KLM ou parceiras válido para classe business ou first de qualquer voo e seu acesso está liberado.  No nosso caso, precisamos apresentar o cartão Smiles Diamante para a única funcionária presente na portaria. Uma simples conferência e estávamos dentro.

AMS KLMCrown DetalheCasinhas - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

A primeira impressão que se tem é de estar entrando em um grande museu da KLM. O Holland Boulevard, como é chamado o primeiro ambiente da sala é elegante, moderno e cheio de referências da companhia desde a fundação. As cores vivas fazem com que o lounge seja muito convidativo, e as casinhas da KLM mostram a história e a diferenciação da cia. Afinal, estamos no principal hub da companhia holandesa.

São cerca de 5.200 casinhas espalhadas por toda a extensão do longe. Peguei essa informação com a moça da recepção porque não teria tempo para contar uma por uma. Ela me explicou que existem algumas casas diferenciadas, que simbolizam imóveis importantes para a empresa e para o país. Essas miniaturas são distribuídas para clientes com status máximo no programa de fidelidade da KLM ou convidados especiais.

AMS KLMCrown Ladrilhos - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Tudo nesse espaço remete à KLM e suas cores. Uma imensa parede de ladrilhos de porcelana típica holandesa, conhecidos como delfts mostra com detalhes alguns desenhos utilizados nos famosos vídeos de segurança que são mostrados em voos internacionais da companhia aérea desde 2014. A ideia é fazer com que o passageiro se sinta em uma extensão de seu voo aprendendo ainda mais sobre a companhia em questão.

O GRANDE SALÃO

É possível perceber logo de cara a imensidão. Não conseguimos distinguir quantos ambientes diferentes o KLM Crown Lounge possui.

AMS KLMCrown EspacoMesas - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

São muitas mesas de tamanhos e formatos diferentes, algumas usadas para alimentação, outras para trabalho, para leitura ou até mesmo apoio para as malas de mão. Poltronas de todos os tipos. Pequenas ilhas para quem quer mais privacidade. Enfim, independente de qual seja sua vontade, certamente o lounge vai cumprir o seu papel.

AMS KLMCrown MesasTrabalho - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

São 6.800 metros quadrados de área, divididos em 3 andares. Espaço suficiente para receber 1.500 pessoas com o máximo de conforto.

AMS KLMCrown OverviewSuperior - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

 

SKY ZONE BAR

No andar superior, um espaço mais jovem e moderno que parece muito um sports bar americano. Grandes telas passam programação esportiva enquanto bartenders ficam à disposição dos passageiros, oferecendo praticamente qualquer tipo de bebida. Segundo um funcionário com quem conversamos são mais de 100 opções só ali naquele bar.

AMS KLMCrown BarSuperior - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Um buffet reduzido facilita a vida de quem prefere a área do bar, evitando a ida até o buffet principal no andar inferior.

AMS KLMCrown BuffetSuperior - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Quando estivemos no lounge, a área externa estava fechada. Ali, funciona um espaço para fumantes e possui uma varanda com excelente vista da pista. Mas, as imensas janelas de vidro proporcionam uma vista da pista e do por do sol de praticamente todos os ambientes do Crown Lounge.

AMS KLMCrown VistaExterna - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

 

DUTCH MOUNTAIN

O nome faz referência à escadaria construída exatamente no meio da sala. Certamente, o ambiente que mais chama a atenção de quem passa pelo lounge. Criada para ser o centro das atenções, foi projetada como ponto de entretenimento na sala. Ali ficam diversas salas de TV e som, além de uma cabine de DJ, capaz de animar um público de até 1.500 pessoas.

AMS KLMCrown DetalheEscada - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Quem dá sorte de conseguir um espaço vazio, aproveita uma sala de TV intimista, com qualidade 4K e programação internacional enquanto descansa em confortáveis poltronas e alimenta-se de um belo e variado buffet.

AMS KLMCrown PainelVidro - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

 

COMIDAS E BEBIDAS

AMS KLMCrown BuffetInferiorDetalhe - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

A experiência em um lounge só é completa quando é oferecido um cardápio variado aos passageiros. E nesse quesito a KLM realmente caprichou. Um buffet enorme de saladas já chama a atenção logo de cara. A zona Polder, como é chamada, tem um mini bar self-service, onde refrigerantes, vinhos, cervejas e água estão disponíveis e o chopp Heineken é liberado.

AMS KLMCrown Heineken - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Além disso, há também um buffet com estação de comidas e um espaço de live cooking. Lanches leves estão disponíveis, como salgadinhos e biscoitos.

AMS KLMCrown BuffetInferior - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Eram tantas novidades no lounge que foi impossível avaliar os vinhos e todas as comidas oferecidas aos passageiros. Infelizmente não imaginávamos um lounge tão grande e cheio de opções e acabamos não tendo tempo suficiente para avaliar tudo que ele oferece.

AMS KLMCrown BuffetInferiorLonge - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

 

RESTAURANTE A LA CARTE

Sim, o KLM Crown Lounge ainda possui um restaurante comandado pelo renomado chef Joris Bijdendijk. Seu restaurante, o Rijks, no centro de Amsterdam é listado entre os melhores do mundo no Guia Michelin.

AMS KLMCrown Restaurante - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Infelizmente no dia de nossa visita o Blue Restaurant estava ainda em fase de testes e abriria somente na semana seguinte. Ali, são servidas todas as refeições à la carte, para os passageiros mais exigentes com a melhor vista do pátio de aeronaves.

O Blue Restaurant também possui uma sala específica para degustação de queijos holandeses. Ele fica no segundo andar, ao lado do Sky Zone Bar.

 

OUTROS AMBIENTES

AMS KLMCrown Toilets - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Como falamos acima, são incontáveis os ambientes espalhados dentro do novo KLM Crown Lounge em Amsterdam. Como a sala ainda não está totalmente pronta, ainda são esperadas as suítes de banho e as cápsulas de descanso.

AMS KLMCrown Mesinhas - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Nos fundos do lounge, mais uma sala equipada com um pequeno bar de snacks e café espresso, mostrando que é possível passar um dia inteiro ali sem enjoar.

COMO ACESSAR

Qualquer passageiro premium da KLM ou cias parceiras Sky Team para fora da Europa (incluindo voos para o Reino Unido) tem direito a usar o KLM Crown Lounge. Membros Gold e Platinum do programa Flying Blue KLM/AirFrance têm acesso livre.

AMS KLMCrown PaineisdeVoo - AMS | Novo KLM Crown Lounge Non-Schengen no Aeroporto Schiphol de Amsterdam

Clientes Smiles com status Diamante têm acesso exclusivo ao lounge desde que voando KLM/Air France em qualquer classe. O acesso é permitido apenas ao titular, sem acompanhantes.
Não é possível comprar acesso para utilização do KLM Crown Lounge.

CONCLUSÃO

Se você tem viagem marcada com passagem por Amsterdam, faça o possível para visitar o KLM Crown Lounge. Ele estará, certamente, por muito tempo na lista dos melhores lounges que já visitamos. E quem acompanha o MinhaSalaVIP sabe que já foram muitos ao longo dos últimos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *